PERFIL DA RAÇA

PERFIL DA RAÇA

Perfil da Raça

 

            Apesar de ser muito parecido fisicamente com o seu “primo” o Lhasa Apso, o Shih-Tzu tem um temperamento bastante diferente.  Basicamente o Shih-Tzu é mais afável com estranhos, menos possessivos de seus donos e objetos, além de não se comportar como o grande guardião da casa.

            Shih-Tzu é um cachorro de pequeno porte, que vive muito bem em apartamento, mesmo pequeno, quanto em uma casa, desde que ele não seja obrigado a viver do lado de fora. Adapta-se muito bem ao esquema de vida dos donos, ou seja, aprende tanto a fazer xixi no jornal como na rua, pode ser mais ou menos ativo nos passeios, brincar muito ou ficar deitado no sofá, e acostuma-se facilmente a pessoas novas também. Seus passeios podem se resumir a três curtas caminhadas diárias de uns 15 minutos cada.

            Apesar da pelagem longa, não perde muito pêlo. Mas como já foi dito, ele deve ter escovação diária para manter o brilho e vivacidade e não embolar.

            Como todos os cães, este também tem uma razão de ser: Ele simplesmente quer amar e ser amado. Não espere sair para caçar, correr ou fazer exercícios vigorosos com seu cão se ele for um Shih-Tzu.  É claro que quando você voltar ele estará lá, lindo e contente, esperando com muita festinha. Não costuma latir muito, mas se chega alguém na porta ele avisa. 

            É uma raça que adora aprender coisas novas, mas se você prefere não ensinar nada e torná-lo um cãozinho mimado, tudo bem, ele assim o será. Neste caso as conseqüências são previsíveis:  Você terá um cachorrinho que vai querer viver no colo e ter atenção total. Mas em compensação, se você quiser trabalhar com ele, terá uma grata surpresa ao ver como este camaradinha responde bem ao treinamento.

            É um cão ativo e alerta, mas não gosta de ambientes muito barulhentos. É relativamente fácil conviver com um Shih-Tzu, pois se você quiser brincar, ele brinca. Se você for descansar, trabalhar ou tiver que deixá-lo sozinho, é só deixar vários brinquedos interessantes que ele se vira bem.

            Uma das características mais marcantes do Shih-Tzu é sua personalidade. Muito amigável, sem sinais de agressividade, ótima companhia para crianças e outros cães. São conhecidos também por adorar brincar e fazer travessuras pela casa, ao mesmo tempo em que podem permanecer sentados, apenas olhando intensamente pro dono esperando um chamado para um afago gostoso.

            Ele é sociável até mesmo com estranhos, recebendo bem as visitas depois de descobrir que são amigos. Essa é uma das razões que o tornou popular, fazer amigos por onde passa. Tem a típica personalidade dos cães de colo. Adora ficar deitado em algum canto de casa, com as patas esticadas, roncando suavemente. Se puder escolher, vai ficar enrolado no seu colo o tempo todo.

            Uma outra característica, bastante apreciada por seus donos, é o fato Shih-Tzu se dar sempre muito bem com outros animais, cães, gatos, ferrets,etc...

            No padrão da raça, descrito pela FCI (Federação Cinológica Internacional), o temperamento desejado do Shih-Tzu é amistoso e independente, inteligente, ativo e alerta. Na prática os Shih-Tzu não são tão independentes assim, alguns são super apegados aos seus donos, embora costumem ficar quietinhos quando deixados só.

            Embora sejam pequenos eles não são frágeis e toleram bem carinhos mais  “descuidados” de crianças pequenas, por exemplo.

            Um possível “problema”para futuros donos de Shih-Tzu  é o cuidado necessário com o pêlo, principalmente o do rosto que ao ficar molhado (quando o cãozinho bebe água por exemplo) pode ficar com um cheirinho desagradável. Uma alternativa fácil para contornar a situação é o uso de bebedouros especiais, semelhante aos usados em coelheiras, que não deixam o pêlo molhado.

            Ao mesmo tempo em que seu belíssimo pêlo é um grande atrativo para quem vê um Shih-Tzu, mas nunca possuiu um, quem tem este lindo cachorrinho sabe que para manter seu cão lindo e saudável é preciso escová-los todos os dias, no caso dos pêlos estarem longo e pelo menos 3 vezes por semana para quem prefere manter o pêlo curtinhos. A tosa (corte dos pêlos) será necessária em cada 4 ou 6 semanas.

            Para quem está pensando em ter um filhotinho de Shih-Tzu, é bom saber que o ideal é que ele pudesse ficar na companhia da sua mãe até completar 10 semanas de vida e na companhia de seus irmãos até completar 12 semanas. Isso porque, segundo os criadores de Shih-Tzus amadurecem mais lentamente do que outras raças pequenas e, inclusive, demoram mais a desmamar.